.

.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dicas de como organizar seu Dinheirinho $$


Olá minhas Divas, Tudo bem? Com essa nova vibe minha, andei parando pra pensar em muita coisa que estava acontecendo na minha vida, e parando pra pensar em quanto eu estava gastando por dia, por semana e por mês, e então cheguei a seguinte conclusão de que eu não sabia, não sabia pra onde meu suado dinheirinho estava indo, eu estava muito desorganizada com meus gastos, (Só pra deixar claro eu estava pagando tudo certinho, só que estava gastando muito além do que eu devia e precisava por falta de organização). Então separei umas dicas que estão me ajudando nessas ultimas semanas e que podem ajudar vocês também, vamos ver:
1. Registre os gastos!
Como você pode saber o que gastou por mês ou semana ser não colocar tudo anotadinho? 
*Guarde as notinhas de supermercado, lojas, farmácia tudo que você tiver comprovante vai te ajudar muito a lembrar na hora de anotar.
* Guarde os extratos de movimentação bancaria.
*Anote até aquela balinha que comprou no ônibus, isso vai te ajudar a manter o controle sobre o dinheiro que está saindo.
2. Defina objetivos pro seu dinheiro!
 Depois de tudo anotadinho você já tem noção de qual é seu gasto mensal,semanal e até por dia, agora é necessário criar metas e definir objetivos pro seu dinheirinho.
*Diquinha: Separe por classificações:
-Essencial: 50% da renda-> alimentação, casa, escola, transporte, etc..
-Dividas: 15% da renda -> Se estiver com alguma conta atrasada sua prioridade será quitar a divida, se não, será guardar esse valor numa poupança.
-Hobbies: 35% da renda-> Academia, compras extras, salão de beleza, saidinha com os amigos, esse tipo de coisa que te diverte.. (afinal ninguém é de ferro). 

3. Arredonde sempre pra cima!
Na hora em que estiver criando as metas e objetivos para seu dinheiro ou anotando suas despesas do dia a dia, arredonde sempre as despesas para cima e a renda para baixo. Afinal, como minha avó já dizia: é melhor sempre sobrar do que faltar. 
Ex: Se você tem que pagar uma conta que tenha o valor de R$ 57.88, coloque o valor de R$ 60,00; Se seu salário é de R$ 875,22 coloque o valor de R$870,00 nas suas anotações.
4. Pague as Contas no Dia!
Mude a data de vencimento de todas as suas contas fixas (Telefone, Cartão, Luz, etc..)  para logo após o dia em que cai o seu dinheirinho na conta. Assim fica bem mais fácil se organizar. O dinheiro entra, você já paga tudo o que deve e fica apenas com o dinheiro necessário para passar o mês.
5.Crie Prazos!
Você quer pagar suas dívidas? Até quando? Quer juntar dinheiro para comprar um carro, uma casa, casamento? Daqui a quanto tempo? Quando as metas têm data a gente fica mais motivados e organizados a cumpri-las no prazo certo. Portanto crie datas para sua metas!
6. Previna-se! 
Pessoas que trabalham por conta própria costumam ter dificuldades em planejar sua renda mensal (já que é um salário meio incerto). A dica é bem fácil,olhe seu ultimo ano e identifique qual foi o seu salário máximo e qual o seu salário mínimo. Depois disso visualize se no salário mínimo os gastos essências do dia a dia cabem nessa renda.
EX: Se a minha renda mínima é de 1.000, e a minha renda máxima é de 3.000, tenho que calcular um meio termo disso, que seria minha renda média (O que eu ganharia nesse ano do qual estou fazendo o calculo) 2.000. No mês que eu ganhar 2.500, esses 500 ''a mais'' deverão ser guardados na poupança pra um caso de doença, ou apenas uma dinheirinho extra!
7.Dê prioridade ao dinheiro!
O grande problema do cartão de crédito é nos dar uma impressão mentirosa de que temos uma quantidade maior do que na realidade. Dessa forma, uma boa estratégia para quem está aprendendo a como economizar dinheiro é tirar o cartão de crédito da carteira por alguns meses e pagar tudo à visa. Isso também nus dá o privilegio de não esquentar a cabeça com as compras que irão vencer, afinal, aquilo já está pago, né?!
8. Para de se consolar com Compras!                                                                              Depois de uma semana difícil de trabalho ou aquela pressão em casa, é muito normal cairmos em tentação a um impulso de consumo com o pensamento “eu mereço comprar isso”. A questão, entretanto, não é de merecimento. É claro que você merece, afinal, você trabalhou duro, mas a questão nessa caso é priorizar (ou não) seus objetivos financeiros. Seja firme e controle-se!
 9. Pare e Pense, Antes de comprar!                                                                                  Quando sua Tv quebra ou uma aquele vestido que você ia usar com o boy na noite do primeiro encontro não dá mais, você sai correndo para o shopping pra comprar outro na mesma hora? Da próxima vez que isso acontecer, reavalie a necessidade de ter uma coisa nova. Muitas vezes consertar sai mais barato. Ou então mudar o look compensa mais.
 10. Poupe sempre!
Tudo bem que o ideal é guardar 15% do salário, mas se você tem contas pendentes esse não será seu objetivo principal. O segredo então é poupar o que for possível até você conseguir se restabelecer. Seja o que for R$5,10,20,50, não importa. A grande sacada é criar o habito de poupar o que sobrar e não torrar tudo.                                               
*Outro tópico importante não é só poupar dinheiro, e sim tudo, água, minutos no telefone, energia, etc.. (Como dizem tempo é dinheiro)
 E ai minhas Divas, curtiram as Dicas? Vão usar essas dicas também? Eu já comecei a usar essas dicas no meu dia a dia, to conseguindo me organizar melhor e acho que até vai dar pra sobrar aquela graninha extra toda semana (Já que recebo semanalmente)! Querem vídeo sobre esse assunto? Eu acho super valido! Mil Beijinhos

Nenhum comentário: