.

.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

#FicaaDica: Enem!

Olá minhas Divas, tudo bem?? Estava querendo fazer um vídeo sobre 'Dicas pro Enem' faz tempo só que não sei se vai dar tempo por que ando numa correria só, então sempre que  dá tava parando e montando esse post e chegou o dia de coloca-lo no ar. Vamos as Dicas:
Obs: Os cartões de confirmação do Enem já estão disponíveis no site desde segunda feira na pagina oficial do Exame, então se você que vai fazer o enem assim como eu e ainda não recebeu a carta vale imprimir pra não ficar naquela correria #FicaaDica. É super facinho basta entrar no site colocar seus dados (CPF e senha cadastrados no momento da inscrição). O cartão é obrigatório para acesso ao local da prova.
                                                         Reta final pro Enem!!
-> O Enem será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, então temos menos de uma semana de revisão, mais vale apena rever algumas coisa do começo do ano, matérias que você não lembra tanto e olhar as de agora também. Vale fazer textos, cálculos e tudo mais que você vai usar pra fazer o enem.
-> Calcule o tempo. Separe uma hora para fazer a redação em casa mesmo você deve ir treinando para oque fazer na hora da prova.
-> Lanchinhos: Leve coisas fáceis de abrir, que não façam tanto barulho na hora de mastigar.
-> Leve também uma bolsinha que você deixe embaixo da mesa pra deixar o seu lixinho, e ao sair da sala jogue no lixinho!
 -> No dia 8 (sábado) : *abertura do portão 12:00h, *incio das provas 13:00h e a duração é de 4 horas e 30 minutos. No dia 9 (domingo) : *abertura dos portões 12:00h, *inicio das provas 13:00h e duração de 5 horas e 30 minutos.
-> Atenção: A organização do enem não aceita atrasos e os portões nos locais das provas são fechados pontualmente, então amiga se você chegar 13:02h você não entra :(

1. Dados Pessoais necessários nos dias das provas:
-CPF e Identidade
-Carta de confirmação do enem

2. No dia da Prova:
- Encontre o tema. Organize suas ideias e pense quais argumentos você irá defender.
-Escreva primeiro no rascunho. Faça os ajustes necessários. Releia o que escreveu para ver se está tudo compreensível e se não tem nenhum erro. Só então transcreva o texto final para a folha oficial. As boas redações não contem nenhuma rasura.
-Capriche na letra. O examinador precisa pelo menos entender o que esta escrito.
- Algumas dicas que eu recebi é de começar o texto pelo meio, a parte dos argumentos, para depois fazer a introdução.

3. Texto:
- Divida o texto em parágrafos. Tem que dar margem antes de iniciar um novo parágrafo. Coloque ponto final ao terminar.
- 30 linhas
- Dê um titulo de 4 á 5 palavras (não é obrigatório)
- Não escreva em primeira pessoa. Faça uma dissertação usando a terceira pessoa do singular ou plural (ele, ela, eles, elas)
- Seja simples e objetivo. Pode escrever com simplicidade. Não precisa se preocupar com texto muito cheio de frufru, com vocabulário muito intelectual. Enem pede texto correto e coeso.
- Não fuja ao tema proposto (isso faz você zerar a redação)
- Leve a prova a serio!

4. O que pode dar zero à sua redação?
- Não atender a estrutura dissertativa-argumentativa
- Escrever até 7 linhas qualquer que seja o conteúdo
- Impropérios, Desenhos e outras formas de propositais de anulação
- Desrespeito aos direitos humanos
- Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Separei também um vídeo que eu achei no canal da Fran (Blog) com algumas dicas do que fazer desda hora de dormi até na hora da prova, foi o primeiro vídeo que assisti com dicas pro enem, me ajudaram bastante na minha primeira vez, vamos assistir:


Eu fiz o enem ano passado e achei bem tranquilo,  cheguei 20 minutos antes do fechamento dos portões ( por que sai de casa mega cedo e peguei o ônibus junto com a minha mamis e acabei mega me perdendo, e como meu padrasto que também ia fazer o enem mais não fez, acabou me salvando, me pegou de moto no terminal e me levou ao local da prova, por isso falo sempre com as meninas que me comentam que vão fazer o enem pela primeira vez, vá ao local da prova antes, pra não acontecer imprevistos!!), No segundo dia chegue também faltando uns 20 minutos ( ele me levou no segundo dia, kkk). Já esse ano não faço a menor ideia de onde eu vou fazer a prova, nunca ouvi falar do local que escolheram pra mim, mais final de semana estou indo conferir!!
E ai meus amores quem vai fazer o enem pela primeira vez?? Quem já fez e tem historias engraçadas pra contar?? Vão fazer?? Ansiosas?? Me contem!! Mil Beijinhos <3

Nenhum comentário: