.

.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Como evitar reação alérgica à Maquiagem?

Olá meninas, Quem nunca perdeu tempo caprichando na maquiagem pra no final sentir reações alérgicas a algum produto e acabar tendo que retirar tudo? 
Confira agora algumas dicas para reduzir o risco de reações alérgicas aos cosméticos.
Alergia à maquiagem é mais comum do que se pensa, você sabia? Os produtos cosméticos foram desenvolvidos para solucionar pequenos defeitos que precisam ser melhorados. Mas, é importante saber que se usados em excesso ou de forma errada podem acabar agindo contra a nossa saúde causando alergias, infecções e inflamações.

Caso você nunca tenha apresentado algum tipo de alergia há boas chances de poder usar qualquer produto sem preocupação. Porém, infelizmente nem todo mundo tem essa sorte. Pensando nisso reuni algumas orientações básicas que devem diminuir a chance de problemas alérgicos causados por produtos de maquiagem.

O que causa alergia à maquiagem?

A causa em geral varia de pessoa para pessoa, basta ter uma predisposição. Qualquer um dos vários componentes presentes nos produtos podem causar reações alérgicas. Como não existe cura, o importante é identificar o que te causou alergia em um dermatologista, assim você pode suspender o uso de tal componente ou substituí-lo por outra substância que não agrida o seu organismo.

Mesmo quem usa sempre os mesmos produtos pode ter alergia?

É bem raro isso acontecer, mas as possibilidades não podem ser descartadas, já que tudo vai depender de como está o seu sistema imunológico. Se isso acontecer, passe a investigar todos os produtos usados no dia, produtos de higiene pessoal, hidratantes e até as maquiagens. Se não descobrir a causa da irritação, mais uma vez, procure seu dermatologista.

Como evitar alergia?

Maquiagem hipoalergênicas: Sim, elas existem! Apesar de ser bem mais cara, esse tipo de cosmético não contêm as substâncias que causam irritação em pessoas de pele sensível. Sugiro as marcas mais conhecidas, como M.A.C., Dermage, Vichy e Vitaderm.
Maquiagem Mineral: Por ser formulada com produtos naturais, sem cores exageradas e química forte, a maquiagem mineral vem ganhando admiradoras por também não obstruir os poros e principalmente por cuidar e acalmar a pele.
Olho na validade do produto: Assim como os alimentos, todo produto cosmético possui um prazo de validade pré-definido. Essa informação deve estar presente em sua embalagem, assim será possível saber com precisão por quanto tempo seu produto irá durar após ser aberto. Uma boa idéia é escrever em cada recipiente a data em que ele foi aberto, e mesmo que não tenha terminado, quando passar o prazo de validade será a hora de substituí-lo sem chororô.
Tome cuidado com os produtos caros sendo vendidos muito abaixo do preço, podem estar perto de estragar, dê sempre uma olhadinha ou pergunte ao vendedor.
Armazenamento: A maneira como você guarda seus cosméticos também podem ajudar a reduzir o risco de deterioração prematura. Luz, calor e umidade podem acelerar as mudanças químicas dos produtos, por isso mantenha sua maquiagem fechada em um armário, a penteadeira ensolarada do seu quarto e a umidade do banheiro são inimigas mortais dos cosméticos.
Limpeza: A higienização dos aplicadores deve ser feita frequentemente: todos os pincéis e esponjas de maquiagem devem ser lavados e guardados após estarem bem secos. Pincéis guardados em recipientes abertos, com suas cerdas viradas para cima, permitem o acumulo de sujeira. Cuidado!
Uma das melhores formas para evitar alergias é revendo seus hábitos. Uma boa limpeza seguida de uma hidratação é essencial para minimizar o risco de irritação na pele. Certifique-se de encontrar um demaquilante que se adapte bem à sua pele, remova sempre a maquiagem antes de ir para a cama e use um hidratante ou creme noturno para substituir os nutrientes perdidos durante o dia.
É sempre bom lembrar que caso apareça qualquer problema alérgico nunca faça automedicação, consulte sempre o seu dermatologista, nada pode substituir a opinião de um profissional. 
Espero que tenham gostado das dicas, Mil Beijos <3

Nenhum comentário: