.

.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Moveis Antigos Reformados!


Oi meninas, Se tem uma coisa que eu gosto (e tenho certeza que muita gente também) é de móveis antigos restaurados, principalmente quando pintados de cores fortes e vivas. Deixam qualquer ambiente com um toque alegre e vintage.


Gente eu quando vi esse guarda roupa ''morri!'', aqui em casa minha vovó tem um igualzinho,nunca fui muito fã dele mais depois dessa ideia me apaixonei, dá pra você tirar aquele marrom antigo do móvel e se jogar nas cores, rosa, amarelo, branco, azul e por ai vai...
   
.

Existem empresas especializadas na restauração profissional desses móveis, fazendo acabamento com laca, que fica maravilhoso, e o móvel fica parecendo novinho. Porém custa muito $$$. Quando vi aquele guarda roupa fiquei apaixonada, porém não vou fazer agora pois só vai ser meu quando já estiver perto do casamento...
Mais pensando nisso resolvi juntar algumas informações de como reforma-los...

 Vá até uma loja de móveis antigos e garimpe um móvel que goste. Normalmente os preços variam dependendo do estado do móvel – tente não comprar um que esteja num estado MUITO ruim, pois será difícil restaurá-lo em casa. Tendo em mãos seu móvel, é hora de começar a restauração:


  1. Lixe bem. Use uma lixa média. É necessário lixar muito, muito mesmo. Até ficar lisinho, quase sem imperfeições. Nenhum cantinho pode ficar sem lixar, viu? E sim, essa é a parte mais chata e cansativa.
  2. Aplique Massa Para Madeira. Com uma espátula, coloque essa massa nas imperfeições que o móvel tiver (buraquinhos, arranhões). E alise bem, para não ficar marcado. Espere secar completamente.
  3. Arrume.Cada móvel terá algo para consertar, algum quebradinho, sem puxador, etc...
  4. Lixe Novamente. Essa parte chata de novo? Sim! Agora lixe o móvel inteirinho novamente com uma lixa fininha. Não pode faltar nem um detalhe, viu?
  5. Selador. Com um pincel, aplique um Selador para Madeira (pode ser base água ou tiner) em todo o móvel e aguarde secar. Normalmente demora de 3 a 5 dias para secar, mas o ideal é aguardar uma semana para secar muito bem. O Selador ser para que a cobertura da tinta seja maior e mais rápida.
  6. Pinte! Mas muita atenção nesse pequeno detalhe: a tinta deve ter como base a mesma base do Selador utilizado (água ou tiner). Caso use bases diferentes, quando aplicar a tinta poderá estragar o móvel. Então cuidado! Você pode escolher a cor que quiser e o acabamento que quiser. Para o acabamento sair perfeito é necessário muita paciência. Mesmo. As camadas devem ser mais finas possíveis, sem excesso de tinta. Normalmente 2 ou 3 demãos são suficientes. 
  7. Verniz. Após a secagem completa da tinta – 4 a 7 dias – aplique uma camada fina de verniz e aguarde secar. Essa é a parte mais demorada, pois devido ao cheiro forte do verniz, é necessário aguardar algumas semanas para que o cheiro minimizar. 
  8. Finalize.  novos puxadores com estilo retrô, revestimento das gavetas, etc...
Prontinho, ufa! Como disse, é um processo lento e muito trabalhoso, por isso é preciso muita paciência e amor. hahaha. Apesar de todo o trabalho, o resultado final é compensador. Mais algumas fotos pra se inspirar ..







E ai são lindas né? eu estou querendo fazer em tudo aqui em casa mais quando fizer mostro tudinho pra vocês... Espero que gostem! Super Beijo!!!
E ai vai fazer? Gostou? Compartilha e Comenta pra mim!

4 comentários: